Parar de comer a melhor coisa do mundo – doceeeeeeee! ? – não é tarefa fácil, seja para cuidar da alimentação e saúde ou simplesmente perder uns quilinhos. Ainda bem que a gente pode dar uma adaptada na receita tradicional e deixá-la mais leve.
Eu amei essa receita (super indicação da minha irmã Fabíola Noschang) e acho que vocês também vão! Vamos lá:
Ingredientes:
Para a massa
2 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar light
200gr de manteiga light sem sal gelada, cortada em pedaços
1/4 a 1/2 xícara de água gelada
Para o recheio
Suco de 1 limão siciliano
1,5 kg de maçã escolha a sua favorita
1 xícara de açúcar light ou refinado
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de manteiga light sem sal, cortada em pedaços pequenos
Modo de preparo da torta de maça
Recheio
Numa panela, coloque as maçãs em pedaços junto com o açúcar light, a canela e a manteiga em pedaços. Misture e deixe cozinhar um pouco. Se ficar, muito seco, coloque um pouco do suco de limão. Deixa esfriar bem, descansando enquanto você faz a massa.
Massa
Misture a farinha integral, o sal e o açúcar mascavo. Depois, adicione a manteiga, amassando-a com a mão junto à mistura, até que pareça uma farofa grossa. Coloque 1/4 de xícara de água gelada aos poucos, até que a massa comece a ficar pegajosa. Se necessário, coloque aos poucos mais água gelada.
Divida a massa ao meio. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por, pelo menos, 1 hora.
Para montar a torta de maçã
Pré-aqueça o forno de 10 a 15 minutos, em 220C.
Pegue uma das partes da massa que foi divida, abra em uma superfície polvilhada com farinha e transfira a massa para uma forma de torta de aproximadamente 23 cm. Deixe sobrar uma borda para fora. Coloque as maçãs, que já estão frias.
Abra a segunda parte de massa e coloque por cima, cobrindo o conteúdo da forma. Para selar os dois discos de massa, pressione a borda com os dedos.
Faça alguns furos pequenos na massa. Coloque no forno por 20 minutos, em 220C. Depois, baixe para 180C e asse por mais 1 hora aproximadamente. Fique de olho, se a massa começar a escurecer demais, coloque um papel alumínio por cima.
E tcharãããamm! A torta de maçã está pronta para ser saboreada sem culpa! ?
Oiie Pâmela!
Adorei a receita, fiquei com água na boca e louca pra comer um pedaço dessa torta!
Beijos!
Blog Bianca Schultz
Oi Bianca,
Ai que bom que gostou! Faz em casa, super delicioso. Pode fazer com farinha comum tbm. Hihi
Beijão ??
Alô gurias… Estou por começar a receita da torta, e confesso que açúcar light e mascavo para mim são coisa diferentes.tentstei fó meu jeito, mas se quiserem esclarecer a questão do açúcar, muito ajudaria.
Grato, André
Oi, André!
Realmente, são dois açúcares bem diferentes. Acredito que a Pami se confundiu na hora da digitação mesmo. Vamos ajustar! 😉
Esclarecendo a diferença entre o açúcar mascavo e o açúçar light:
O mascavo é o açúcar na sua forma mais “natural”, digamos assim. Isso porque ele é extraído depois do cozimento da cana. Já o light é uma combinação de açúcar refinado com adoçantes artificiais.
A vantagem do mascavo é que ele tem alguns nutrientes preservados (como ferro e cálcio) e ele tem um gosto mais forte. O light tem menos calorias, mas ele também é menos saboroso, então as pessoas às vezes acabam usando de mais, e acaba não compensando pois as calorias ficam em grande quantidade.
Qual açúcar tu usou? Deu certo?
Olá! Acabei de fazer a receita e achei a quantidade de massa muito pouca! Não deu pra fazer a cobertura e por isso, deixei a torta “aberta”… Espero que dê certo! Outra coisa, tb não consegui abrir a massa como recomendado… Fui abrindo com a mão direto na forma… “Cozinhe um pouco”… Pra iniciantes como eu, isso eh muito relativo… Até amolecer a maçã? Formar caldo? Enfim, vamos ver se no fim das contas, dá certo…
Olá Ludmila.
Nas próximas receitas vamos deixar mais claro possivel para facilitar.
Mas no final, conseguiu? Deu certo?