fbpx
Geral, Saúde

Os melhores exercícios para se livrar da gordura na cintura

Tudo está indo de acordo com o plano. Desde que corte calorias e ande 5 km por dia, você está ficando em forma e perdendo peso. Veja os melhores exercícios para se livrar da gordura na cintura

Mas esses pneuzinhos irritantes simplesmente não se movem! Então, o que exatamente são esses pneus?

São depósitos conspícuos de excesso de gordura saindo das laterais da cintura, são consideradas gordura subcutânea, ou gordura localizada imediatamente abaixo da pele.

A gordura subcutânea (em oposição à gordura visceral mais perigosa) representa cerca de 90% da gordura corporal total, como relatado pela Science Direct.

Um equívoco comum é que você pode reduzir esses depósitos de gordura usando exercícios isolados para queimar gordura em áreas específicas do corpo.

O consenso predominante, no entanto, é que apenas exercícios sistemáticos e de corpo inteiro (como exercícios aeróbicos) são eficazes na diminuição dos estoques de gordura corporal.

No entanto, alguns estudos, como um estudo de 2021 publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, desafiam esse princípio de longa data.

A redução através de exercícios direcionados para o abdômen mostrou-se reduzir significativamente a gordura subcutânea abdominal; no entanto, as extensões de tríceps nos halteres não fizeram o mesmo para a área do tríceps. Outros estudos mostram resultados conflitantes também.

No final, como sugerido pelos resultados de um estudo de 2021 na revista PLOS Medicine, um treino total que combina exercício aeróbico com treinamento de resistência é a maneira mais eficaz de emagrecer. Então, quando se trata de sua rotina de exercícios, pode ser hora de aumentar a aposta e derreter esses pneus com qualquer um dos seguintes exercícios mais impactantes.

Treino intervalado com sprints

Treino intervalado com sprints

Quando se trata de queimar excesso de gordura corporal é difícil vencer a corrida. O treino intervalado com sprints (SIT) é uma versão mais intensa do ‎‎treino intervalado de alta intensidade (HIIT)‎‎.

De acordo com o ‎‎American College of Sports Medicine‎‎, o HIIT — um treino exigente, embora eficiente em termos de tempo — geralmente envolve um esforço intenso (como andar de bicicleta, nadar) que dura de cinco segundos a oito minutos e que faz seu coração bombear em 80-90% de sua taxa máxima estimada. O esforço é melhor descrito como “difícil” para “muito difícil”.

O período de recuperação pode ser de repouso ou esforço de baixa intensidade em 40-50% da frequência cardíaca máxima, durando apenas tanto quanto o intervalo intenso. ‎

‎O treinamento de intervalo de sprint (SIT) leva o HIIT a outro nível.

O nível de intensidade em intervalos de sprint, como descrito em uma ‎‎revisão‎‎ publicada em uma edição de 2021 do International Journal of Environmental Research and Public Health, geralmente é máximo.

Em um exercício típico de SIT, o participante realiza pelo menos 4 ciclos de sprints completos por cerca de 30 segundos com um período de recuperação mais longo de cerca de quatro minutos. ‎

‎Em um ‎‎estudo de 2014‎‎ em Nutrição e Metabolismo de Fisiologia Aplicada, a SIT por seis semanas induziu uma impressionante perda de 8% de gordura (quase 3 quilos) em mulheres jovens e saudáveis.

Resultados adicionais do estudo incluíram uma redução de 1 polegada na circunferência da cintura e um aumento de 1,3 quilos de massa sem gordura (provável músculo).

Surpreendentemente, tudo isso foi realizado com apenas seis a nove minutos de treinamento real por semana (45 minutos ao longo de seis semanas).‎

Treinar com bicicletas? Veja como perder os pneus com esse treino na página seguinte

Continue Navegando em PRÓXIMO