Beleza & Saúde

Descolorante: 5 mitos e verdades sobre descolorir cabelo e pelos

Sempre que falamos em descoloração de cabelos ou pelos, surgem as dúvidas. Até porque todo mundo tem algo a falar ou uma dica para dar, e a gente não sabe no que confiar…

Então, aqui vai um mito x verdade respondido pela Lightner, marca reconhecida na categoria de pó descolorante e água oxigenada há mais de 20 anos (se tem alguém que pode falar com autoridade é ela, né?). Confira:

1 – Descoloração engrossa os pelos

MITO. Não, a descoloração não engrossa ou pelo. Bem pelo contrário, descolorir os pelos dá a sensação de pelos mais finos. Se você conversar com alguém que costuma descolorir, vai perceber isso.

2 – É melhor descolorir os pelos no sol

MITO. Essa ideia acabou popularizando mas é errada. É comum que muitas pessoas usem o produto dessa forma, principalmente no verão, por causa da necessidade (clarear os pelinhos) e a utilidade (verão, bronze, sol).

Mas é uma prática nem um pouco recomendada. A verdade é que não se deve usar o descolorante no sol.

3 – Cabelos descoloridos são mais ressecados?

DEPENDE. É verdade que a descoloração altera a estrutura dos fios, e isso pode sim levar ao ressecamento. Porém, já reparou que muitas pessoas nunca fizeram descoloração e tem os cabelos extremamente ressecados?

É porque o segredo (que de segredo não tem nada) é a hidratação e cuidados com os cabelos. Antes, durante ou depois de um processo de descoloração. Além disso, a dica é sempre buscar descolorantes que minimizem ao máximo os danos dos fios.

Eu falei brevemente sobre isso quando contei aqui no blog sobre meu cabelo ruivo acobreado, que teve descoloração no processo. Meu cabelo ficou muito mais ressecado depois, quando parei de usar descoloração + tonalizante e comecei a usar tintura, por exemplo.

4 – Grávidas e lactantes podem usar descolorantes sem amônia

DEPENDE. Muitas pessoas acham que basta não conter amônia e a gestante ou mamãe pode usar usar o descolorante. A verdade é que deve-se consultar seu médico para utilização de descolorante e outros produtos similares.

5 – A descoloração de pelos pode manchar/irritar a pele

VERDADE. O processo de descoloração pode desencadear reações indesejadas dependendo da sensibilidade de cada pessoa. Por isso, é recomendado sempre uma prova de toque antes de usar o descolorante, assim como para tinturas, por exemplo. A gente que é preguiçosinhas e pula etapas.

Além disso, o uso da descoloração deve ser feito em ambientes protegidos dos raios solares. Mais um ponto para desmistificar o tópico 2 que falamos aqui.

E é isso por hoje! Quer saber mais sobre como manter o cabelo bem hidratadinho? Recomendo que você leia esses posts em que damos várias dicas:

Por Bruna Tesch
Muitas dicas para cuidar dos cabelos também no verão!
Por Pâmela Noschang
Dicas da nossa colunista Ágatha sobre como descolorir e pintar o cabelo em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.