Estilo de Vida e Beleza

10 livros feministas de escritores atuais você NEED para ler!

Você sabia que as mulheres são a maioria entre os leitores do mundo? No entanto, esse número é bem diferente em relação aos escritores. Infelizmente a visibilidade dos autores é pequena, mas nos últimos anos eles finalmente chegaram a conquistar mais espaço!

Escritoras contemporâneas que você precisa ler

Em geral, a trajetória na carreira literária não é fácil para os autores, é preciso muita dedicação para alcançar o sucesso. Entretanto, sabemos que há uma grande desigualdade de gênero no mercado de trabalho, e isso não seria diferente no mundo da literatura.

O interessante é que há muitos escritores contemporâneos que abraçam a causa do empoderamento feminino, criando obras que questionam as diferenças sociais entre homens e mulheres no mundo.

E, para fortalecer essa representatividade (e nós mesmos), selecionamos 10 autores atuais que você precisa ler!

Tears of insuffusei women, from Concepción Evaristo

De humilde mendicância, tendo que trabalhar como empregada doméstica para completar seus estudos. Conceción Evaristo tornou-se um grande intelectual brasileiro, e suas publicações ganharam vários prêmios literários!

Uma de suas obras mais famosas, Ínsula Tears of Women, denuncia as desigualdades de gênero de nossa sociedade, mas também valoriza a cultura afro-brasileira.

Os homens explicam tudo para mim, de Rebecca Solnit

Há rumores de que Rebecca Solnit, uma escritora e ativista feminista, criou o famoso termo mansplaining. Esse termo é usado quando um homem explica algo óbvio para uma mulher, não merecedor de seu conhecimento.

Para ser ela ou não, o importante é que a Solnit tenha publicado os homens explicando tudo para mim! Um livro baseado em fatos que as mulheres atualmente enfrentam, abordando várias questões do feminismo atual.

Mulheres e Poder: um manifesto, por Mary Beard

Escritoras contemporâneas que você precisa ler: Mary Beard

Mary Beard é historiadora e professora da Universidade de Cambridge! Ela publicou grandes obras que traçaram as relações de gênero desde a antiguidade até o presente tempo, com base em seus anos de pesquisa sobre o Império Romano.

Suas Supervendas Mulheres e Poder: um manifesto, ela argumenta sobre a participação das mulheres no poder público entre os tempos, questionando a desigualdade de gênero neste ambiente, vale a pena ler!

As boas mulheres da China, de Xinran

Mestre de Estudos Orientais em Londres, Xinran se baseia na vida no contexto oriental contemporâneo em suas publicações. Seus livros são ótimos para mergulhar na cultura chinesa!

Em sua peça mais conhecida, The Good Women of China, a escritora reuniu várias contas de condições sociais sexistas em que as mulheres são submetidas na China.

Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas

Angélica Freitas graduou-se em jornalismo e trabalhou por muito tempo no ramo, no entanto, ela deixou a área para se dedicar exclusivamente à poesia!

O poeta brasileiro tem grande influência no ativismo em sua escrita. Seu último livro publicado, Um Arraiá é do tamanho de um punho, tem como base para poemas a má representação da imagem das mulheres na sociedade e as consequências que as mulheres sofrem por meio disso.

Quem tem medo do feminismo negro?, por Djamila Ribeiro

Escritoras contemporâneas que você precisa ler: Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro se tornou uma das maiores autores brasileiros. Uma grande ativista do movimento negro e feminista, a escritora tem forte influência nas obras de Simone de Beauvoir, que foi a base de seus estudos políticos.

Quem tem medo do feminismo negro? é ideal para quem quer entender melhor a origem do feminismo negro no Brasil e no mundo, assim como as perspectivas de grandes pensadores negros em relação ao movimento feminista!

O ódio que você semeou, por Angie Thomas

Escritoras contemporâneas que você precisa ler: Angie Thomas

A obra de arte que foi adaptada para o filme, O ódio você semeia, conta a história de Starr Carter, depois de testemunhar o assassinato de sua melhor amiga por um policial.

Angie Thomas baseou sua ficção através do contexto social em que ela cresceu, então o jovem autor consegue abordar a questão do racismo de uma forma que se desenvolve para o público jovem!

Desobediência, por Naomi Alderman

Com uma escrita muito instigante, as obras do autor geram polêmica para o mundo. Em sua ficções Power and Desobedience, Naomi Alderman insere situações provocativas em contextos sociais conservadores.

Para entender melhor, o livro Desobediência conta a história de uma relação lésbica dentro de uma comunidade judaica. Também adaptada para filme, a trama tem como alvo a subversão religiosa por duas mulheres!

Planner: o que é, como fazer e onde fazer o download?

O Deus das Pequenas Coisas, por Arundhati Roy

Escritoras contemporâneas que você precisa ler: Arundhati Roy

Também de um contexto não ocidental, a escritora Arundhati Roy escreveu suas obras inspiradas nos problemas sociais de sua realidade, a cultura indiana!

Seu livro O Deus das Pequenas Coisas, fez grande sucesso em vários países. Perguntas sobre o sistema de castas e, consequentemente, as relações de gênero na Índia.

Consentimento consciente: como nossas escolhas podem salvar o mundo

No pescoço, de Chimamanda Ngozi Adichie

Onde comprar meu coletor menstrual?

Veja também Fotos com amigos: 45 inspirações para inesquecíveis cliques Moda Sustentável: 8 passos para você investir nesta proposta Coletor Menstrual: como usar? Será que realmente vale a pena?

O autor nigeriano é considerado como um dos principais escritores contemporâneos, tendo publicado livros ilusos! E uma de suas obras mais prestigiadas, On His Neck, reúne contos poderosos que abordam temas como imigração, conflitos familiares e desigualdade racial e de classe na Nigéria. Chimamanda tornou-se reconhecida após sua participação no evento TEDx Talks com o tema Todos nós deveríamos ser feministas, discurso que era mesmo música ” feito por Beyonce na música Flawless! Dê uma olhada aqui no vídeo de sua incrível palestra.

Nós todos deveríamos ser feministas | Chimamanda Ngozi Adichie | TEDxEuston

Veja também:

  • Vamos ‘ s Rock! 6 dicas para arrasar em shows e festivais de música
  • Fotos com os amigos: 45 inspirações para ter memórias inesquecíveis
  • Descubra quais são os melhores quadros de eyewear para rostos redondos
Use ← → (arrow) para continuar navegando

Significado dos Sonhos