Beleza & Saúde

Descubra qual a base certa para o seu rosto

Oi Amores, tudo bem?

Estava eu ajudando uma amiga escolher a base certa para ela e nisso fiquei me questionando, você sabe qual a base certa para a sua pele? As vezes é meio difícil de descobrir né? Porque não envolve só a cor de pele, envolve o tipo de pele, a cobertura de base e etc. É, escolher o tom certo da base pode ser um desafio as vezes, mas basta ter paciência, que uma hora encontramos, afinal ficar testando várias bases na loja não é tão simples quanto parece, né?! Uma dica importante é: Jamais compre uma base que você testou apenas no dorso da mão, é muito importante testá-la no rosto, até porque, nem sempre a cor da nossa mão é a mesma do rosto. Eu por exemplo, tenho diversos tons na pele, pois, tem algumas partes que não pego muito sol, mas quando escolher, compare sempre com a cor do ombro e pescoço. 😉

Há alguns fatores a serem considerados ao selecionar o tom de base, incluindo o tipo de pele, o tom e a textura. Vamos ver cada uma deles a seguir:

Saiba mais sobre a sua pele

Antes de escolher uma base, é melhor determinar algumas coisas sobre a sua pele, como a sua subtonalidade. Mesmo que a superfície da sua pele possa mudar de cor por muitos fatores, como a exposição aos elementos naturais ou à acne, seu subtom sempre será o mesmo. Portanto, descobrir seu subtom a ajudará a escolher a cor de base certa.

Fonte: Beleza da gente

No geral, as pessoas têm três subtons possíveis:

Frio, o que significa que sua pele é mais azul, vermelha ou rosa.
Quente, o que significa que a pele é mais dourada, amarela ou cor de pera.
Neutro, o que significa que sua pele terá uma combinação de cores frias e quentes.

Descubra seu subtom

Há alguns testes que você pode fazer para determinar se seu subtom é quente, frio ou neutro. Os testes envolvem avaliar as cores do seu cabelo e olhos, que cores combinam melhor, como você reage ao sol e a cor das suas veias. Cabelos naturalmente pretos, marrons ou louros com olhos verdes ou azuis são uma indicação de subtom frio. Olhos cor de avelã, marrons ou cor de âmbar com cabelos naturalmente pretos, acobreados ou entre o louro e ruivo indicam subtom quente. Pessoas de subtom frio ficam vermelhas ou se queimam com facilidade no sol enquanto as que têm subtom quente, ficarão bronzeadas no sol.

Qual a melhor base para o seu tipo de pele

Saber se sua pele é oleosa ou seca não vai ajudar a escolher o tom de base, mas vai ajudá-lo a escolher o tipo certo de base. A pele pode ser oleosa, seca ou mista, e pode ser normal ou sensível.
– Base com acabamento opaco, líquida oil free ou em pó se sua pele for oleosa.
– Base hidratante em creme ou bastão se tiver pele seca.
– Base hipoalergênica ou sem perfume se tiver pele sensível.
– Base em pó se tiver pele mista.

Escolha uma base que ofereça cobertura total ou média se sua pele tem manchas e você desejar cobrir boa parte dela. Caso contrário, procure uma base que ofereça cobertura parcial ou fina se sua pele for bem uniforme e você estiver procurando por um visual mais natural. Aaaaah, e é sempre bom comprar uma base que tenha filtro solar, pois vai garantir um pouco de proteção contra os raios UVA e UVB.

Encontrando o tom perfeito de base

Agora você já sabe o que procurar em uma base de acordo com seu tipo de pele, e é a hora de usar o conhecimento que ganhou sobre o subtom para escolher alguns tons possíveis. Antes de ir para as compras, considere quais tipos de base e tons ficarão melhores em seu subtom.

Fonte: Adoro maquiagem

Para subtons frios: escolha uma base que tenha como cor de fundo rosa, vermelho ou azul e considere tons como cacau, rosa, zibelina e porcelana.
Para subtons quentes: escolha uma base com cor de fundo dourada ou amarela e use tons como o caramelo, dourado, areia, castanha e bege.
Para subtons neutros: use tons como castanho amarelado, marfim ou marrom.

Teste alguns tons

Teste-as colocando pequenas quantidades das bases na sua mandíbula. A pele da mandíbula vai ser mais fiel ao seu subtom e dar uma ideia de como a base vai ficar em comparação com o pescoço. Se a loja não tiver testadores, segure as embalagens contra o pescoço e mandíbula. Usando testadores ou apenas segurando as embalagens contra a pele, encontre uma porta ou janela para ver como os tons de base ficam na luz natural.

Escolha sua base

Lembre-se: a melhor base é a que desaparece na sua pele.
Use as pequenas aplicações na sua mandíbula para decidir qual base se mistura melhor à sua pele. É esse o tom de base que vai cobrir melhor as vermelhidões e manchas e ainda parecer natural. Minhas bases favoritas são da Mary Kay, tanto da linha Al Play quanto da linha TimeWise (linha para os primeiros sinais de linha de expressão).

Fonte: Mary Kay

Ah, e se precisar de produtinhos da Mary Kay, entre em contato comigo, sou consultora de beleza também. 🙂

Dicas:

– Troque de esponja de maquiagem regularmente se você a utiliza para aplicar base porque elas podem favorecer a proliferação de germes e bactérias.
– Sempre tire a maquiagem e passe um hidratante antes de ir dormir.
– Você pode usar uma base mais clara para o inverno e uma mais escura para o verão se você passa bastante tempo ao sol e tende a ficar bronzeado.

Gaúcha, fundadora do Blog No Papo Das Gurias. Graduada em Marketing (SENAC-RS) e formada em TI. Um pouco nerd, mas adoro esmaltes, maquiagens, moda e principalmente, marketing digital. Sou muito curiosa e viciada em internet! 🙂

Posts relacionados

Cuidados no Verão: Como Proteger o Cabelo na Praia... Durante o verão, as idas à praia são mais frequentes. A maior exposição ao sol e os banhos de mar e de piscina são alguns dos fatores que podem danifi...
9 Dicas Para Deixar o Rosto Mais Bonito Olá, Gurias. Que tal ficar ainda mais linda? Dizem que o rosto é o reflexo da nossa saúde. Mesmo que uma boa maquiagem possa fazer milagres, o imp...
Mulher Negra, Assume Tua Juba Linda! Se tem algo que venero, é mulher negra que assume sua beleza. Quem dera todas soubessem quão lindas são com seus cabelos afro marcantes, únicos e só...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *