Beleza & Saúde

Mulher Negra, Assume Tua Juba Linda!

Se tem algo que venero, é mulher negra que assume sua beleza. Quem dera todas soubessem quão lindas são com seus cabelos afro marcantes, únicos e só seus; suas bocas carnudas que encantam, sua pele negra de tamanha beleza (e sedução), sua história de resistência e força.

Em primeiro lugar, queria dizer que esse post é de puro amor ❤ e muita admiração. Ganho o dia quando vejo uma mulher afro com seus cabelos naturais: é simplesmente bela e inesquecível. É inspiração e afirmação. Passo o resto do dia pensando nela. Não pretendo separar as mulheres pela cor da pele (afinal, somos todas irmãs), mas contar para as que precisam lidar com o preconceito racial diariamente, além de lutarem por serem mulheres nessa sociedade patriarcal, que são lindas e poderosas, sim!

Imagem: Mulher Uol
Imagem: Mulher Uol

Vou falar de algo bem específico, na verdade: o cabelo afro. Queria dizer que tu, mulher negra, não têm que escutar a ditadura do alisamento, de como tem ou não de ser (e quem deveria, né?). Tu não tem que chapar teu cabelo. Se quiser, tudo bem. Afinal, a escolha é só tua e teu cabelo não te faz carregar menos ou mais a história dos teus antepassados. Mas, saiba que assumir a tua marca é lindo, é afirmação.

Então, não esconda tua beleza afro. Não tem que fazer isso pelo que as pessoas (ignorantes, fúteis) possam dizer: “Cabelo ruim! Cabelo ruim”. Ruim é ter que ouvir uma besteira dessas. Mostra pra todos tua personalidade, tua forma de ser, a história de garra e força que carrega na pele, nos traços e no cabelo.

mulher negra linda
Imagem: Catraca Livre

Te joga e encanta. Brinca com tua juba negra. Prende, solta, trança, coloca pro lado, coloca pra cima, enrola num echarpe ou turbante. Cria uma marca por onde passa e diz: “sou linda, cheia de graça e não preciso de escova, chapinha ou progressiva pra ser musa”, porque tu realmente não precisa.

Esse poema, de Carlos Assumpção, diz tudo. ❤ Lê, presta atenção e compartilha. Mostra pras mulheres negras que ainda precisam saber o quão sua beleza afro é orgulho, coisa pra exibir pra todo mundo. 😉

Mulher negra

Eu canto tua beleza
A noite da tua pele
A luz estrelar de teus olhos oblíquos
O chocolate de teus lábios grossos
O luar de teu sorriso
Os teus cabelos que não se desalinham
Ao sopro do vento

Eu canto tua beleza
Tua graça noturna
A música da tua voz
A dança de teus passos
O ritmo do teu andar

Eu canto tua beleza
Tua suavidade de sombra
Tua graça noturna
O mistério do teu corpo
Esculpido em ébano

Eu canto tua beleza
A noite de tua pele
A luz estrelar de teus olhos oblíquos
O chocolate de teus lábios grossos
O luar de teu sorriso
Os teus cabelos que não se desalinham
Ao sopro do vento
Ao teu encanto de mulher 

 

20 anos. Gaúcha, webwriter e futura publicitária. Louca por desafios, intensa e impaciente. Ama muito, odeia muito. Às vezes, ao mesmo tempo. Acredita que o amor, principalmente o próprio, supera tudo. |
Instagram: @brutesch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *