Beleza & Saúde

Menstruar ou Não? Eis a Questão

A menstruação é símbolo da fertilidade e da vida. Menstruar é lindo. Quando a menina passa a menstruar significa que seu corpo está pronto para gerar uma vida. <3 (Awnnn)

Sistema reprodutor feminino
Imagem: We Heart It

Em contra partida, a menstruação também aflige muitas de nós: absorventes, cuidado com vazamentos, desconforto e TPM. Um estudo, com mais de 400 entrevistadas, mostrou que um terço das mulheres gostaria de nunca menstruar.

A mulher contemporânea tem tido cada vez mais independência na hora da escolha e isso é maravilhoso. Não somos obrigadas à escravidão do desconforto menstrual. E nem a esconder que sangramos só porque a sociedade julga nojento.

De uma vez por todas: Menstruar não é nojento

Imagem: Giphy
Imagem: Giphy

Já chega de aceitar ideias absurdas como essa. Sangrar é natural, é lindo e é da nossa natureza. Não deixe que pensamentos como esse sirvam de razão para você interromper a menstruação. Você deve analisar o que VOCÊ QUER. Não o que dizem para você fazer.

Fique sabendo que a decisão é toda sua

A questão é que há quem ame menstruar e quem odeie. Você não é menos mulher por optar interromper o fluxo menstrual, nem mais mulher por decidir sangrar. A escolha é sua, a vida é sua, o corpo é seu. Somos livres!

Imagem: Giphy
Imagem: Giphy

Não, parar de menstruar não faz mal

Já perdi a conta de quantas vezes ouvi: “Tu não menstrua? É louca? Isso faz mal”. Grande falta de informação.

Muitas mulheres vêem o anticoncepcional como uma bomba hormonal, então, imendar cartelas, por exemplo, parece arriscado. Mas, na verdade, já não é mais assim.

Os anticoncepcionais evoluíram muito conforme a ciência progrediu: existem gerações do medicamento com baixa dosagem e raros efeitos colaterais. Eles também ajudam a diminuir os sintomas da TPM. (Uhuuuuu)

Além disso, interromper a menstruação reduz os riscos de desenvolver patologias relacionadas ao fluxo menstrual, como a endometriose.

Consulte seu ginecologista antes de decidir

Anticoncepcional não faz mal, mas claro que existem casos e casos. Existem contraindicações, por isso, é importante ler a bula e conversar com um ginecologista. 

Alem de definir se você pode tomar anticoncepcional, ele vai te aconselhar sobre qual o melhor método anticoncepcional para você: pílula, injeção, adesivo subcutâneo ou outro.

Eu optei pela pílula e não tenho me arrependido. Não menstruar facilitou minha rotina. Quando bate saudade de menstruar – sim, isso acontece -, é só eu dar pausa entre uma cartela e outra que a linda desce.

E aí, pronta para decidir? 😉

20 anos. Gaúcha, webwriter e futura publicitária. Louca por desafios, intensa e impaciente. Ama muito, odeia muito. Às vezes, ao mesmo tempo. Acredita que o amor, principalmente o próprio, supera tudo. |
Instagram: @brutesch

2 thoughts on “Menstruar ou Não? Eis a Questão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *