Dicas Para Assistir

John Hughes: Os Clássicos do Cinema Adolescente

Dando continuidade a série “quero ficar o dia todo embaixo das cobertas nesse inverno” trouxemos hoje quatro clássicos do cinema adolescente roterisados por John Hughes. Os filmes dessa lista com certeza não vão ser novidade para ninguém, e se forem, faz a pipoca e aproveite a primeira viagem à adolescência de 80. Lançados no fim dos anos 80, esses filmes foram febre nos adolescentes da época. Prepare-se para se divertir e voltar no tempo com essa lista.




Gatinhas e Gatões

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Esse é apenas um dos três filmes dessa lista estrelados por Molly Ringwald. Sixteen Candles (nome americano) conta a história de Samantha Baker, uma jovem que acaba de fazer 16 anos. Sua família ocupada demais com os preparativos do casamento de sua irmã mais velha se esquecem do aniversário da jovem Sam, e deixam-na extremamente desapontada. Para completar o drama adolescente, Sam é apaixonada por um cara mais velho que ela e que por sua vez namora com uma garota da mesma idade que ele, e igualmente rica. O filme voltado para o público adolescente fisgou o coração dos jovens da época.

Clube dos Cinco

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De 1985, The Breakfast Club (nome americano) conta uma história de high school completamente diferente das que estamos acostumados. Cinco jovens completamente diferentes ficam em detenção na escola em um sábado pela manhã, e são obrigados pelo aterrorizante vice-diretor a escrever um redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. A obra aclamada pela crítica é um clássico cult e define os anos 80 de uma forma inesquecível. Misturando rebeldia, comédia, drama e romance, não tem como não se emocionar com Clube dos Cinco.

A Garota de Rosa Shocking

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Apesar de voltado para o público adolescente, a comédia-romântica Pretty in Pink (nome americano) aborda assuntos do mundo adulto: alcoolismo, desemprego e diferenças sociais na América. Andie Walsh é a personagem principal do filme, pobre e apaixonada por um garoto rico, Blane Mcnough. Ao tentarem engrenar o romance, Andie e Blane se vêem cercados de uma resistência vinda de seus respectivos círculos sociais, os ricos não aceitam que Blane namore uma garota pobre, e os pobres não aceitam que Andie namore um garoto rico. Mais um clássico cult que irá com certeza fazer uma lágrima escorrer.

Curtindo a Vida Adoidado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Esse com certeza você conhece. John Hughes acertou em cheio com esse filme. Trazendo malandragem e o sonho de qualquer jovem em matar aulas da escola, o roteiro foi escrito em apenas dois dias. O protagonista da vez é Ferris Bueller que finge estar doente para matar aula com sua namorada e seu melhor amigo. Divertido e intenso, o filme mostra tudo aquilo que um jovem gostaria de fazer ao matar aulas da escola. Assim como Clube dos Cinco, esse filme é aclamado pela crítica moderna.

Deixem nos comentários o que vocês mais gostam nesses filmes, e também sintam-se a vontade para recomendar mais clássicos dos anos 80.

Estudante de jornalismo e apaixonada por moda, música e fotografia. Amo ler e -quase- nunca saio de casa sem um livro e um fone de ouvido na bolsa. Amo café (forte e sem açúcar), e tenho um gosto peculiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *