Dicas Para Assistir

Jessica Jones: Uma Crítica à Sociedade

O serviço de streaming Netflix em parceria com a editora de quadrinhos /estúdio de cinema Marvel lançaram no dia 20 de novembro a sua nova série: Jessica Jones. Baseada nos quadrinhos homônimos, a série trata de forma profunda o relacionamento -um tanto abusivo- entre a super-heroína Jessica Jones e o vilão Kilgrave. Porém, apesar das aparências, Jessica Jones não trata apenas de super-heróis e o universo fantástico da Marvel, fala sobre abuso.




Jessica Jones (Krysten Ritter) é uma investigadora particular, que na sua adolescência adquiriu super poderes em um acidente de carro que matou seus pais e seu irmão mais novo. Em sua fase adulta, ela passou meses sobre o controle do vilão Kilgrave (David Tennant), que pode controlar a mente das pessoas e tudo o que fazem. Quando finalmente se vê livre das garras dele, Jessica permanece em Hell’s Kitchen tentando lidar com os traumas emocionais e mentais que os meses em cativeiro causaram nela. Porém, quando menos espera, Kilgrave está de volta e pronto para atormentar a vida da heroína.

marveledit jessica jones jessicajonesedit mys jjs

O vilão da série nada mais é do que a representação sobre-humana de um homem abusivo. Ele força suas vítimas a fazerem tudo o que ele pede, as mantém cativas, as estupra e ainda as faz sentirem culpadas por todas as ações que ele as obriga a cometer. Ele trás a realidade de muitas mulheres para um extremo que choca. E o que faz a série ainda mais especial é que trata de um assunto tão delicado de uma forma sútil e nada apelativa, já que em nenhuma cena mostra a consumação do ato, mas sim tudo o que acontece após e o trauma das vítimas. É muito interessante como foi possível explorar também a mente do opressor, Kilgrave acredita fielmente que tudo o que fez foi por amor e que Jessica, no fundo e bem no fundo mesmo, queria estar com ele e fez muitas coisas por vontade própria, quando isso não é nem um pouco verdade.season 1 marveledit jessica jones tbt jessicajonesedit

Preciso confessar que tenho um caso de amor profundo com Krysten Ritter, acho ela uma atriz fantástica, mas que sempre foi explorada em papéis de mulheres frágeis e sem presença de espírito. Todo esse cenário muda em Jessica Jones. Jessica é uma mulher forte, uma personagem profunda e que faz uma representação de super-heroína que não apela para o lado sexy para ser poderosa. De calça jeans e camiseta ela domina a tela e te deixa preso em cada palavra e cada segundo de sua história. Independente, com qualidades e defeitos de uma pessoa normal, e com diversas camadas tão realistas de sua personalidade, que podemos confundir a personagem com uma pessoa que vemos no nosso dia-a-dia.

marveledit jessica jones jessicajonesedit mcuedit jjedit

E não pense que essa forte representação feminina fica apenas por parte de Jessica. Trish Walker, Jeri Hogarth e Hope são outras personagens femininas com grande presença na série. Cada uma dessas personagens apresenta aspectos de personalidades completamente diferentes e escapam da visão rasa e clichê das super produções em que mulheres só falam de homens e sapatos. Trish, em qualquer produção comum, seria apenas a amiga loira, indefesa e burra, porém ela se mostrou uma mulher forte e que de indefesa não tem nada. Advogada, poderosa, ambiciosa e que faz tudo para conseguir o que quer, você já viu esse personagem antes várias vezes. E com certeza quando falamos essas características a primeira imagem que vem na sua cabeça são homens. Sejamos honestos, Jeri Hogarth é qualquer personagem masculino heterosexual em praticamente todas as séries e filmes que você já viu. Quando mulheres estão nessa posição, geralmente encontram alguma forma de fazê-las frágeis e não merecedoras de estarem em uma posição tão prestigiada. Mas isso não aconteceu com Jeri, que manteve sua personalidade forte durante toda a série. E não vamos nos aprofundar muito nos aspectos de Hope (até porque se falarmos muito sobre ela iremos dar spoiler).

Se Jessica Jones tivesse um Facebook com certeza participaria da #meuamigosecreto e colocaria Kilgrave no chinelo. Se tudo o que foi falado ainda não te deixou com vontade de assistir Jessica Jones, deixo aqui o trailer:

Jessica Jones nos deixou com saudades tendo apenas 13 episódios. NETFLIX COLOCA MAIS POR FAVOR! Estou esperando, obrigada.

marveledit jessica jones jessicajonesedit krysten ritter jjs

Estudante de jornalismo e apaixonada por moda, música e fotografia. Amo ler e -quase- nunca saio de casa sem um livro e um fone de ouvido na bolsa. Amo café (forte e sem açúcar), e tenho um gosto peculiar.

Posts relacionados

Os Melhores e os Piores Pais do Cinema O dia dos pais chegou e como não homenagear esses caras que foram e ainda são os nossos heróis? Cada pai tem seu jeito, a sua peculiaridade, mas não p...
Corre Que Tem Sorteio: 2 Ingressos Pro Circo Tihan... O Circo Tihany, em Porto Alegre, está apresentando o espetáculo AbraKdabra durante curta temporada.  E a gente está sorteando, em parceria com o RS ...
Especial de Dia Dos Namorados: Surpresa no Casamen... Olá, Gurias lindas do meu coração, fiz esse post especial de dia dos namorados para aqueles casais apaixonados que estão prestes a se casar. Mas, não ...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *