Gastronomia

Alimentação Saudável: Panqueca Fitness

A panqueca fitness também é conhecida como panqueca funcional. Já virou mania entre as musas fitness e nas redes sociais. A receita é turbinada com ingredientes funcionais, campeões em nutrição. Farinha de aveia, de coco, linhaça e chia, ricos em fibras, vitaminas e ácidos graxos ômegas 3 e 6 substituem a farinha de trigo.

O que é uma panqueca funcional?

É uma panqueca que além de nutrir, produz efeitos metabólicos, fisiológicos e benefícios saúde. Ela é mais saudável e diminui o risco de algumas doenças crônicas.

Quase todas as receitas contém aveia.  Ela ajuda a controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida, além de fortalecer as defesas do organismo e afugentar possíveis tumores.

Como fazer a panqueca funcional

Com simples combinações de ingredientes específicos, você tem sua panqueca funcional. É ótima para a saúde e uma excelente opção para o café da manhã. Ela pode, inclusive, ajudar você a emagrecer. As principais opções de ingredientes funcionais são: soja, aveia, cereais, tomate, uva, couve-flor, brócolis, linhaça, hortaliças com o talo, leite fermentado e frutas…

Vamos às receitas:

Panqueca funcional de queijo

Ingredientes:

2 claras
1 gema
1 colher de sopa de queijo cottage
1 colher de sopa de farinha de linhaça ou chia
1 colher de chá de fermento em pó (para bolo)
1 colher de orégano ou ervas.

Modo de Preparo:

Bata tudo com auxílio de um garfo. Preaqueça a frigideira antiaderente e unte com um pouquinho de óleo de coco ou outro, retirando o excesso com papel toalha. Coloque a massa e quando estiver dourada embaixo, vire. Sirva inteira ou cortada em quatro.

Panqueca funcional de banana 100% integral

Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de aveia
3 bananas d’água médias (usei a banana prata 2 e 1/2)
2 colheres de chá de linhaça
1 xícara de chá de água
1 colher de chá de fermento em pó
óleo de coco para fritar as panquecas
geleias, mel, melado, nozes e morango para servir (opcional)

Modo de Preparo

Bata a banana, água e a linhaça no liquidificador. Num outro recipiente misture a aveia com o fermento. Acrescente a mistura de banana à aveia, misture bem com uma espátula. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de óleo de coco, muito pouco. Coloque 1 concha da massa da panqueca, tampe e espere 2 minutos para virar. Os tempos de cozimento podem variar conforme temperatura e espessura da massa. Sirva com o que você mais gostar.

Panqueca funcional de aveia

Ingredientes:

200 ml de leite desnatado
1/2 xícara de chá (60g) de farinha de aveia
1/2 xícara de chá de farinha de quinoa (60g) ou trigo integral ou quinoa em flocos
1 ovo.

Modo de Preparo:

Misture tudo em um liquidificador. Coloque na frigideira uma pequena “passada” de óleo de coco. Deixe esquentar bem. Adicione a mistura até ela se ajustar a todo o espaço da frigideira. Espere desgrudar dos lados, vire e tire do fogo. Para rechear, escolha um molho de sua preferência.

As receitas são uma mais deliciosa que a outra, além de super práticas e fáceis de preparar.Tente fazer em casa e comece uma dieta mais fitness! 

Gaúcha, fundadora do Blog No Papo Das Gurias. Graduada em Marketing (SENAC-RS) e formada em TI. Um pouco nerd, mas adoro esmaltes, maquiagens, moda e principalmente, marketing digital. Sou muito curiosa e viciada em internet! 🙂

Posts relacionados

13 Dicas De Como Fazer Um Miojo Diferente Olá, galerinha! Hoje vamos falar do alimento mais adorado do mundo, sim. É capaz de matar a fome desde um baby a um homem morto de fome. AHHH, e fica ...
Receita Rápida e Fácil: Brownie de Chocolate (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Olá, gente linda, hoje vou compartilhar com vocês a receita de Brownie de chocolate feit...
Ovo de Páscoa Recheado O Ovo da Páscoa está relacionado com a esperança de uma nova vida. Normalmente é feito de chocolate e recheado com surpresas. E tem coisa melhor que c...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *