Gastronomia

Alimentação Saudável: Panqueca Fitness

A panqueca fitness também é conhecida como panqueca funcional. Já virou mania entre as musas fitness e nas redes sociais. A receita é turbinada com ingredientes funcionais, campeões em nutrição. Farinha de aveia, de coco, linhaça e chia, ricos em fibras, vitaminas e ácidos graxos ômegas 3 e 6 substituem a farinha de trigo.

O que é uma panqueca funcional?

É uma panqueca que além de nutrir, produz efeitos metabólicos, fisiológicos e benefícios saúde. Ela é mais saudável e diminui o risco de algumas doenças crônicas.

Quase todas as receitas contém aveia.  Ela ajuda a controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida, além de fortalecer as defesas do organismo e afugentar possíveis tumores.

Como fazer a panqueca funcional

Com simples combinações de ingredientes específicos, você tem sua panqueca funcional. É ótima para a saúde e uma excelente opção para o café da manhã. Ela pode, inclusive, ajudar você a emagrecer. As principais opções de ingredientes funcionais são: soja, aveia, cereais, tomate, uva, couve-flor, brócolis, linhaça, hortaliças com o talo, leite fermentado e frutas…

Vamos às receitas:

Panqueca funcional de queijo

Ingredientes:

2 claras
1 gema
1 colher de sopa de queijo cottage
1 colher de sopa de farinha de linhaça ou chia
1 colher de chá de fermento em pó (para bolo)
1 colher de orégano ou ervas.

Modo de Preparo:

Bata tudo com auxílio de um garfo. Preaqueça a frigideira antiaderente e unte com um pouquinho de óleo de coco ou outro, retirando o excesso com papel toalha. Coloque a massa e quando estiver dourada embaixo, vire. Sirva inteira ou cortada em quatro.

Panqueca funcional de banana 100% integral

Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de aveia
3 bananas d’água médias (usei a banana prata 2 e 1/2)
2 colheres de chá de linhaça
1 xícara de chá de água
1 colher de chá de fermento em pó
óleo de coco para fritar as panquecas
geleias, mel, melado, nozes e morango para servir (opcional)

Modo de Preparo

Bata a banana, água e a linhaça no liquidificador. Num outro recipiente misture a aveia com o fermento. Acrescente a mistura de banana à aveia, misture bem com uma espátula. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de óleo de coco, muito pouco. Coloque 1 concha da massa da panqueca, tampe e espere 2 minutos para virar. Os tempos de cozimento podem variar conforme temperatura e espessura da massa. Sirva com o que você mais gostar.

Panqueca funcional de aveia

Ingredientes:

200 ml de leite desnatado
1/2 xícara de chá (60g) de farinha de aveia
1/2 xícara de chá de farinha de quinoa (60g) ou trigo integral ou quinoa em flocos
1 ovo.

Modo de Preparo:

Misture tudo em um liquidificador. Coloque na frigideira uma pequena “passada” de óleo de coco. Deixe esquentar bem. Adicione a mistura até ela se ajustar a todo o espaço da frigideira. Espere desgrudar dos lados, vire e tire do fogo. Para rechear, escolha um molho de sua preferência.

As receitas são uma mais deliciosa que a outra, além de super práticas e fáceis de preparar.Tente fazer em casa e comece uma dieta mais fitness! 

Gaúcha, fundadora do Blog No Papo Das Gurias. Graduada em Marketing (SENAC-RS) e formada em TI. Um pouco nerd, mas adoro esmaltes, maquiagens, moda e principalmente, marketing digital. Sou muito curiosa e viciada em internet! 🙂

Posts relacionados

Receita de Cheesecake de Amora Preta Com Cramble Sabe aquele doce de dar água na boca? Então, vim compartilhar com vocês uma receita deliciosa de Cheesecake de Amora Preta Com Cramble. ❤ Provei esse...
Receitas de Drinks Com Tequila José Cuervo Tá muito frio né? Que tal se esquentar um pouquinho com Tequila? hahah 😛 Confesso que não sou fãzona de bebidas alcoólicas, mas os destilados têm se...
3 Deliciosas Receitas Com Café Quem gosta de café levanta a mão aí!!! Imaginei, quem não ama café? <3 Eu particularmente sou viciada em café, tomo quase um litro por dia (be...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *