Beleza & Saúde

4 procedimentos para aumentar o volume dos lábios

Confira estas técnicas que podem realçar e dar volume aos seus lábios.

Um dos procedimentos estéticos que mais vem crescendo é o aumento labial. É comum encontrar celebridades que tenham feito essa cirurgia ou famosas que tenham como característica seus lábios grandes, como no caso de Angelina Jolie. Os lábios podem representar um sinal de beleza, realçando a boca e chamando a atenção.

Essa técnica vem se tornando comum entre as mulheres, as quais realizam por diversos motivos, seja por ter pouco volume nos lábios, por possuir rugas na região ou porque tiveram o volume da boca diminuído, processo causado pela atrofia da pele, gerado pelo envelhecimento natural do organismo.

Com a grande procura por lábios vistosos, vários procedimentos estéticos para esta finalidade acabaram surgindo, levantando a seguinte questão: qual a diferença entre eles? Quer saber quais são esses procedimentos?

Leia o artigo e descubra qual mais agrada você.

O que é preenchimento labial?

O preenchimento labial é uma técnica que vem se tornando muito popular, principalmente no ramo artístico. É realizada utilizando uma agulha ou cânula, com o objetivo de introduzir substâncias na região dos lábios para aumentar o seu volume e contorno. É considerando um procedimento minimamente invasivo. Geralmente é realizado para aumentar o volume, fazer a correção entre os lábios superior e inferior, além de ser feito por questões de saúde, como em patologias congênitas ou adquiridas.

Preenchimento labial utilizando ácido hialurônico

O preenchimento labial por ácido hialurônico é uma técnica que utiliza uma injeção local para fazer rejuvenescimento facial e o aumento do volume dos lábios, com o objetivo de realçá-lo. Ele é um componente naturalmente encontrado em nosso organismo, sendo localizando entre as fibras de colágeno.

Uma das características essenciais dessa substância é a sua consistência, semelhante a um gel. Isso dá ao ácido hialurônico suavidade ao toque, apresentando um resultado natural.

O resultado do procedimento é bastante eficaz, sendo necessária apenas uma aplicação para apresentar resultados satisfatórios. Entretanto, por ser uma substância natural do nosso organismo, pode ser reabsorvida, necessitando realizar outras aplicações em um período de 4 a 20 meses.

Esse procedimento não deve ser realizado por pessoas que tenham alergia comprovada ao ácido hialurônico. Mulheres grávidas ou que estão amamentando também devem evitar este procedimento. Indivíduos que tenham problemas de coagulação ou tomam anticoagulantes não devem realizá-lo. Infecções ou inflamações locais devem ser tratadas antes de realizar o procedimento.

Harmonização da região dos lábios utilizando toxina botulínica

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que em pequenas quantidades pode atuar bloqueando o músculo de regiões específicas, ocasionando um relaxamento local. Por esses efeitos, ela é indicada em procedimentos estéticos, amenizando linhas de expressão, rugas profundas e aumentando os lábios.

O botox pode ser utilizado para diminuir as rugas ao redor dos lábios, sendo aplicada nos dois lados da boca, a fim de suavizar as marcas. Também é utilizada para paralisar os músculos do canto da boca, que acaba causando um leve aumento na região do lábio.

Após a realização dessa técnica o efeito da toxina botulínica demora cerca de 48 horas. O efeito completo da aplicação só será visto após um período de até 15 dias. Seu efeito dura cerca de 6 meses, tendo que repetir o processo novamente após esse período.

Essa aplicação não deve ser realizada em gestantes e pessoas que possuem reações alérgicas com contato com a substância. No caso de haver infecções ou inflamações locais, a aplicação não deve ser realizada.

Aumento labial com enxerto de gordura

Outro método utilizado no aumento labial é o enxerto de gordura, que consiste em aumentar os lábios utilizando a própria gordura do corpo, que é retirado de outras regiões, evitado reações adversas e rejeição.

A gordura é retirada de regiões em que haja excesso da mesma. Para isso é aplicada uma anestesia local. A gordura, então, sofre um processo de purificação, para depois ser injetada nos lábios. O resultado total pode demorar até 3 meses para aparecer. A sua duração pode variar entre um ano a um ano e meio, após esse tempo é necessário repetir o processo.

Após a realização deste procedimento pode haver um inchaço na região da boca e também pode surgir uma vermelhidão no local. Por isso é necessário fazer o acompanhamento médico, que irá indicar um medicamento para melhorar os sintomas. Como se trata da gordura do próprio corpo, é raro haver rejeição. Entretanto, caso haja, é possível remover o enxerto colocado no local.

Harmonização labial com cirurgia de lifting

O lifting dos lábios é uma cirurgia que pode ser realizada para harmonizar e rejuvenescer os lábios, sendo um pouco mais complexo que o restante. Nessa cirurgia é necessária a aplicação de anestesia local e venosa. Todo o processo pode levar até uma hora para ser realizado.

Ele é feito a partir de uma incisão abaixo do nariz, retirando o excesso de pele flácida. A pele restante é então estendida, diminuindo o espaço do local, entre nariz e o lábio. Esse processo irá remodelar a região, subindo o posicionamento da boca e levando ao aumento do lábio superior, realçando a boca. Caso seja necessário, também é possível fazer um preenchimento labial.

A recuperação deste procedimento pode levar cerca de 4 dias, com os pontos sendo removidos dentro de 10 dias. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, ele tem um efeito permanente no lábio.

É normal haver certo inchaço na região após o procedimento, desaparecendo dentro de uma semana. É necessário seguir rotinas de higiene local e seguir orientações médicas, evitando processos inflamatórios e infecciosos. Também é necessário evitar exposição ao Sol, utilizando protetor solar acima do fator 30, seu uso deve ser indispensável. Além disso, é aconselhável a utilização de roupas que diminuam o contato com os raios UV. Isso deve ser realizado até liberação médica.

Como saber qual método devo realizar?

Para saber qual o procedimento deve ser realizado, consulte um médico especializado. Além disso, este profissional está capacitado para realizar essa técnica. Os procedimentos realizados de maneira errada podem acarretar problemas adversos ao paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.