Empoderamento Feminino

Quebrando Tabus: 3 Esportes Para Mulheres Praticarem

mma feminino

Não é novidade que as pessoas –  principalmente as próprias mulheres – adoram rotular tudo entre “de menino” e “de menina”. Parece até brincadeira de mal gosto – “em pleno século XXI, sério?”- mas, sim, isso ainda rola! E quando o assunto é esporte, a história é a mesma…

Grande bobagem sexista! O esporte transcende a barreira da sexualidade. Todos podemos fazer o que quisermos. O sexo não é nem tem que ser pré-requisito na hora de escolher uma atividade física. Se você gosta ou tem interesse, vá em frente!

Separei algumas atividades físicas para as mulheres experimentarem e quebrarem os tabus  – que até elas podem ter sobre si mesmas! 😉

#1 Basquete

o basquete feminino
Fonte: O Quarto Poder

Pode não parecer tão forte quanto é no futebol, mas o sexismo nesse esporte também é grande. A Pâm, outra blogueira aqui do No Papo Das Gurias praticava quando mais nova. Ela comentou comigo algumas vezes sobre as olhadas e risadinhas quando queria entrar em partida de homens ou como as pessoas reagiam estranho quando sabiam que ela praticava basquete.

A história do basquete feminino foi dura, mas a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço. Comparando o desempenho das seleções brasileiras (feminina e masculina) nos campeonatos mundiais, é perceptível que as mulheres alcançam as melhores colocações. Bora para uma partida?

GASTO CALÓRICO POR HORA: 600 calorias

#2 Futebol

futebol feminino 1
Fonte (da direita para esquerda): Womens Sports Foundation; Pitacos Femininos.

“Mulher não entende de futebol.”

Ô, frase mais manjada. Besteira! O futebol não é mais coisa só de homem já faz um bom tempo, tanto quando falamos em torcer quanto em praticar. Há cada vez mais mulheres nos estádios, nas escolinhas desse esporte e nas quadras destinadas aos jogos semanais entre amigos. É verdade que têm mulheres que não sabem nada de futebol: assim como muitos homens. 🙂

Então, perde o medo do que os outros vão pensar e entra na pelada. Que tal convidar as amigas, reservar um horário em alguma quadra e bater uma bolinha? Quando for estimular sua filha a praticar alguma atividade não hesite em sugerir o futebol entre as opções. Além de ser divertido, contribui para saúde.

GASTO CALÓRICO POR HORA: 540 calorias

#3 Jiu Jitsu, Muay Thai, MMA

mma feminino
Fonte: We Heart It

“Bate como uma mulherzinha.”

Eu pratico muay thai, a reação das pessoas normalmente é positiva quando sabem disso, mas em cima do tatame o preconceito é enermo, seja enrustido ou escancarado. Muito já ouvi essa expressão servir como ofensa entre os homens. “Que saco perder esse treino”. Esse é o pensamento da maioria dos homens quando são colocados para fazer dupla com uma mulher.

Porém, temos nos mostrado significativas e talentosas. Aos poucos quebramos as barreiras da ignorância. Duas grandes mulheres do mundo das lutas é a Ronda Rousey e a Miesha Tate. Têm mostrado nossa garra, disciplina e força, que nós podemos ser tão boas quanto os homens nesse esporte, apesar das diferenças físicas.

Eu super recomendo! Façam uma aula experimental em todas as modalidades possíveis e escolham a que vocês mais gostarem. Sem medo ou rodeios, mostrem que podemos!

GASTO CALÓRICO POR HORA: aproximadamente 900 calorias

Para quem quiser saber mais sobre as mulheres nos esportes, esse material do Esporte Espetacular é sensacional, super completo: Guerra dos Sexos.

 

20 anos. Gaúcha, webwriter e futura publicitária. Louca por desafios, intensa e impaciente. Ama muito, odeia muito. Às vezes, ao mesmo tempo. Acredita que o amor, principalmente o próprio, supera tudo. |
Instagram: @brutesch

Posts relacionados

Girl Power: O Que É + Playlist de Empoderamento Fe... Você já deve ter percebido que com o movimento feminista ganhando cada vez mais força, em sua chamada quarta onda, o termo GIRL POWER tem sido usado, ...
O Que Gisele Bündchen Pode Nos Ensinar? Além de ser nossa musa das passarelas, a Gisele tem muito a nos ensinar! A Gisele Bündchen é um tipo de super exemplo. Além de linda e simpática,...
She’s Beautiful When She’s Angry ̵... Produção: Mary Dore, Nancy Kennedy |  Ano: 2014 |  Direção: Mary Done | Elenco principal : Kate Millet, Judith Arcana e Ellen Willis Imagem: M d...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *